Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




sexta-feira, 29 de julho de 2011

EX-GUARDAS MUNICIPAIS SE ACORRENTAM EM MG E SÃO PRESOS POR PM

Os dois ex-guardas municipais que protestavam acorrentados na escadaria do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte foram presos na tarde desta quarta-feira. Eles foram retirados do local por policiais militares e levados para a 2ª Delegacia de Polícia de Civil.
De acordo com a Associação dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, os policiais militares alegaram ao advogado da entidade que as prisões foram realizadas por uso indevido de uniforme e invasão e depredação do espaço público. Por sua vez, a assessoria de imprensa da Polícia Militar disse desconhecer o que motivou a ação.

A assessoria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Patrimonial (SEMSEG) afirmou que apenas tomou conhecimento das prisões e que também não tem maiores informações sobre os motivos da ação policial. Tanto a assessoria da PM quanto da SEMSEG não souberam dizer se foi expedido algum mandado judicial determinando a detenção dos ex-guardas.
Na noite dessa terça-feira, quando teve início o protesto dos três ex-guardas municipais, a SEMSEG informou que a PM havia sido notificada sofre o fato de os três manifestantes usarem o uniforme da instituição indevidamente. Renato Rodrigues da Conceição, Wellington José Nunes Cesário e Anderson Acássio foram demitidos da Guarda Municipal e obrigados a devolver os uniformes. Uma apuração interna foi instaurada na Guarda para averiguar o desvio de fardamento ou sua apropriação indébita.

Entenda o caso

Na edição dessa terça-feira do Diário Oficial do Município foi publicada a demissão de Wellington Cesário. O fato motivou Renato e Anderson a se juntarem a ele em protesto pelo que classificam de represália por parte da prefeitura. Os três alegam terem sido demitidos por denunciarem irregularidades dentro da própria Guarda Municipal.

Os três ex-guardas se acorrentaram e se instalaram na escadaria da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena. Eles entraram em greve de fome e prometeram manter a manifestação por pelo menos três dias. Nesta quarta-feira, Anderson deixou o protesto. O motivo de sua desistência ainda não foi esclarecido.

Por meio de nota, a SEMSEG informou que Anderson foi demitido em 2007 por extrapolar suas funções e, ainda, por ter humilhado crianças em uma escola municipal, ato que teria sido notificado ao Ministério Público. Já Renato, demitido em 2010, e Wellington, demitido nessa terça-feira, foram desligados do serviço público sob alegação de desvio de conduta. Os três sofreram processo administrativo e, segundo a secretaria, tiveram garantidos o direito à ampla defesa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs