O Prefeito Nelson Nahim determinou que gestores das áreas de segurança pública e de tecnologia adotem todas as providências para a compra de 130 câmeras para implantação do sistema de monitoramento em pontos vulneráveis da cidade. A determinação foi baseada no levantamento da Coordenadoria de Segurança Pública, com detalhamentos da área de segurança, feito pelo coordenador de Segurança Pública, coronel Alcemir Pascoutto, e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello. A análise de cunho tecnológico foi feita pelo presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal; pelo diretor de Tecnologia do Cidac, Robson Cola; e pelo diretor de Base de Dados do Cidac, Ronaldo Padilha. A previsão é de implantação ao longo do primeiro semestre do ao que vem.
O prefeito considerou os custos e outras questões que envolvem a implantação do sistema, como a instabilidade fiscal, mediante a possibilidade de redução da receita dos royalties: “O governo federal faz convênio com as prefeituras para a área de segurança mas, depois, pode cancelar e aí a responsabilidade em manter o programa é do prefeito. Mas trata-se de uma questão de segurança pública e precisamos assumir este compromisso com a população de Campos”, ponderou Nahim.
Durante reunião, que foi realizada na última quarta-feira, Nahim foi informado de que o projeto foi aprovado pelos comerciantes e autoridades da área policial. "Na última reunião, as lideranças da CDL elogiaram o projeto e se disseram dispostas a participar em parceria. Fizemos um trabalho de identificação dos pontos vulneráveis da cidade, em conjunto com as polícias Civil e Militar", disse o coronel Pascoutto.
— Optamos por apresentar dois sistemas de câmeras: a speed dome e a que utiliza o software OCR, porque este permite que, da Central de Moni-toramento, possamos identificar letras e números de placas de veículos oferecendo, portanto, um sistema de segurança mais eficiente, com controle nas entradas e saídas da cidade — observou Pascoutto.
O presidente do Cidac, Ra-nulfo Vidigal, destacou que várias políticas públicas da área de segurança implemen-tadas pelos municípios, como a do sistema de monitora-mento de câmeras, são de obrigação do governo federal e que iniciativas como a do prefeito Nelson Nahim implicam em coragem e comprometimento com a população.
— O prefeito determinou a implantação do projeto piloto de monitoramento ao longo do primeiro semestre de 2011. Mesmo não sendo de responsabilidade direta do prefeito, ele entende que segurança é algo importante e deixou espaço aberto para a participação da CDL, que se manifestou favorável a participar no sistema — observou Vidigal, durante a reunião.
Fonte de Pesquisa: www.fmanha.com.br/#1219359808/1290170036
Nenhum comentário:
Postar um comentário