Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




sábado, 4 de setembro de 2010

GUARDA AMBIENTAL -Quissamã capacita guarda para defesa do meio ambiente


A Coordenadoria Especial da Guarda Municipal e Trânsito está contando com uma divisão de Guarda Ambiental, composta por integrantes prontos para combater focos de incêndio na restinga e na Mata Atlântica, orientar e fiscalizar no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, entre outras funções relacionadas a educação ambiental no município.

Os nove guardas municipais que agora integram a Divisão da Guarda Ambiental se formaram através de um curso, realizado na última semana (de 23 a 27 de agosto), com instrutores do ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Casimiro de Abreu. Todos que cursaram receberam, esta semana, novas fardas, específicas para a divisão.

Incêndio - Uma das principais ações é a prevenção e o combate a focos de incêndio, que pode representar um caso muito comum em época de estiagem e tempo seco. “Com a Guarda Ambiental será possível combater focos de incêndio com maior rapidez, até a chegada do Corpo de Bombeiros, de Macaé”, disse o Coordenador Especial da Guarda Municipal e Trânsito, João Carlos de Paula.

Outra ação que merece destaque diz respeito à apreensão de animais soltos nas rodovias. “Pedimos aos proprietários rurais para verificarem as cercas e terem o devido cuidado para evitar que os animais (vacas, bois, cavalos) possam sair do terreno e caminhar pela estrada, podendo causar acidentes”, disse João Carlos, afirmando que os animais apreendidos serão encaminhados à fazenda Águas Claras (margem da rodovia RJ-178), da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – pasta que atua como parceira da Guarda.

João avisou, inclusive, que qualquer pessoa que vir animais soltos nas estradas deve ligar para o telefone 153 ou (22) 2768-2482, informando à Guarda o local da ocorrência.

De um modo geral, a Guarda Ambiental trabalha basicamente com fiscalização e orientação. Segundo João Carlos, a intenção é que nos próximos meses integrantes desta divisão visitem as escolas municipais e conscientizem as crianças sobre educação ambiental. Além disso, os próprios guardas deverão fazer outros cursos de qualificação na área ambiental, visando aprimorar seus conhecimentos no setor.

Fonte de Pesquisa: http://www.ururau.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs