Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




segunda-feira, 28 de maio de 2012

Faixa de pedestres: Parar em cima dela é infração e pode dar multa



Infrator pode pagar multa de R$ 85,13 e perder quatro pontos na carteira


Infrator pode pagar multa de R$ 85,13 e perder quatro pontos na carteira
A faixa de pedestres que segundo o Código de Trânsito Brasileiro “regulamenta o local da travessia de pedestres”, é onde o transeunte deveria ter a prioridade de passagem sobre qualquer outro veículo. No entanto, alguns motoristas insistem em infringir a lei, desrespeitando indivíduos e ciclistas que utilizam da faixa para atravessarem com segurança. A equipe do Ururau percorreu vários pontos da cidade, e, constatou que apesar da correria do dia-a-dia, os pedestres costumam usar a sinalização.


A dentista Raphaela Buchaul, 30 anos, contou que costuma utilizar a faixa, sempre que possível. Segundo ela, existem alguns lugares onde a sinalização deveria ser essencial, como na frente de escolas, no entanto não são.

“A falta de uma faixa na frente de instituições é extremamente prejudicial para o pedestre. Um exemplo claro é onde minha filha estuda. Na rua não existe faixa, então para atravessar com segurança tenho que andar um bom pedaço até encontrar a sinalização mais próxima. Isso é um absurdo, pois ter faixa de pedestre na frente de colégios deveria ser prioridade”, lamentou Raphaela.

Além da falta de faixas na frente de escolas, a dentista ainda reclamou de alguns lugares onde a sinalização no asfalto está apagada. “Se existe faixa ela tem que estar visível para que possamos passar em segurança”.

Apesar de boa parte dos condutores de veículos não respeitarem a faixa de pedestre, o papel dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) é importantíssimo para coibir essas infrações.

De acordo com o comandante do Grupamento de Trânsito da GCM, sargento Walter Novaes, nos locais onde há faixa de pedestre e semáforos, as infrações são realizadas sempre quando há alguma imprudência por parte dos motoristas. E onde não existem semáforos, há sempre um fiscal da guarda fazendo o monitoramento nas ruas e multando os condutores que desrespeitam as leis de trânsito.

“A GCM trabalha constantemente para coibir esses tipos de imprudência na cidade. Nós reprimimos motoristas quando esses avançam ou param em cima da faixa de pedestre. Nos locais onde não existem semáforos, somente as faixas, como na Formosa com a Barão de Amazonas (nas proximidades do Mercado Municipal) e também na Beira Rio, próximo ao Campos Shopping, há sempre fiscais da guarda monitorando o trânsito e impedindo que os condutores ultrapassem sem autorização dos agentes. Se mesmo assim eles infringirem a lei, nós os multamos”, ressaltou Novaes.

Carinhosamente chamado de “anjo da guarda”, o Guarda Civil Joelson Pimentel Cunha, que fiscaliza o trânsito em frente ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepan), no Turf Club, contou como ganhou a simpatia, não só dos estudantes, mais também da população. De acordo com ele, durante os 12 anos em que trabalha no local, nunca presenciou um só acidente.

“As pessoas me respeitam muito. Eu fico até emocionado com tanto carinho que recebo dos alunos, dos pais dos alunos, dos moradores, entre outros. Acho que isso se deve a minha simpatia, e também pelo trabalho educativo que faço no trânsito. Aqui dificilmente motorista desrespeita a lei. E quando o faz, sempre notifico aplicando até multa em casos mais graves”, mencionou.

Prova de que o carinho pelo guarda é fora de série, a estudante Maria Clara de Souza Silva, 13 anos, disse que se não fosse o trabalho realizado todos os dias pelo agente, os alunos e transeuntes teriam muita dificuldade em atravessar no local.

“O trabalho dele é ótimo. Além de ser uma simpatia em pessoa, o ‘tio Cunha’ trata todo mundo muito bem. Quando ele não está aqui ficamos muito tempo parado perto da faixa até conseguir atravessar em segurança, porque os motoristas, mesmo vendo que precisamos passar, não param”, comentou a estudante.
    

fonte - http://www.ururau.com.br/cidades16506#Faixa%20de%20pedestres:%20Parar%20em%20cima%20dela%20%C3%A9%20infra%C3%A7%C3%A3o%20e%20pode%20dar%20multa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs