Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Guarda Mirim: treinamento da nova turma começa dia 5

Começa, no próximo dia cinco de março, o treinamento de 90 adolescentes com idades de 12 a 16 anos que ingressarão na primeira turma de 2012 do Programa Guarda Mirim da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) Foto: Jônatas Manhães
Começa, no próximo dia cinco de março, o treinamento de 90 adolescentes com idades de 12 a 16 anos que ingressarão na primeira turma de 2012 do Programa Guarda Mirim da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). A previsão é para que a formatura da turma aconteça no dia sete de maio.
    
Durante dois meses, os jovens, cujas inscrições foram concluídas em dezembro passado, serão preparados para, após formados, participarem de atividades lúdicas, esportivas, sócio-educativas e de qualificação profissional. Eles ainda poderão ser contemplados com benefícios que variam de R$ 100 a R$ 230, de acordo com a idade.
    
- O Guarda Mirim não é um adolescente qualquer, mas um jovem preparado para exercer a cidadania no seu dia-a-dia, ajudando ao próximo, colaborando, por exemplo, no socorro a quem precisar - salientou o presidente da FMIJ, Mário Lopes.
    
Durante o treinamento, os jovens aprenderão noções de cidadania e sociologia, hierarquia, ordem unida, trabalho em grupo, pontualidade e assiduidade. Com a finalização do período de treinamento, aqueles que tiverem de 12 a 14 anos participarão de atividades lúdicas e esportivas. Já os jovens de 15 anos, participarão de projetos de vivência, como de orientação vocacional, reforço escolar e iniciação à Informática, além de ações de cidadania e oficinas profissionalizantes. 
    
Os rapazes e moças de 16 anos serão encaminhados às secretarias, departamentos e outros órgãos públicos municipais, onde, supervisionados por profissionais, prestarão serviços burocráticos, com atendimento ao público, desempenharão trabalho como arquivistas, digitadores e outros.
    
Inscrições – Segundo Mário Lopes, em junho serão iniciadas as pré-inscrições para a turma complementar, a ser formada no segundo semestre. De acordo com ele, serão priorizados jovens que ficaram como excedentes em inscrições para o programa em anos anteriores e alunos dos programas oferecidos pela FMIJ que tenham interesse em participar do Guarda Mirim. A prioridade, explicou o presidente, não impede que pais interessados pleiteiem uma vaga ao programa.
    
- Recomendamos, no entanto, que primeiro inscrevam os jovens em um de nossos programas, para que eles possam se adaptar, conhecer a Fundação e, tendo condições, sejam inseridos na Guarda Mirim, evitando assim as baixas inesperadas - explicou Mário Lopes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs