Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

 




Notícias

16 de janeiro, 2012
Guarujá evita 18% dos crimes por monitoramento com câmeras

     Uma nova edição do Big Brother Brasil (BBB), programa transmitido pela Rede Globo, já está no ar. Mais uma vez, os olhos de telespectadores se voltam para as ações que se passam dentro de uma casa com homens e mulheres.

    Entretanto, o que muitos podem não perceber é que eles próprios, muitas vezes, são protagonistas de ações que também estão sendo atentamente observadas por meio de câmeras de vídeo.


     O cenário, porém, é bem diferente. Os equipamentos flagram o que acontece em pontos estratégicos de vias públicas e prédios municipais. Em Guarujá, há 34 dessas câmeras espalhadas pelas ruas da Cidade. Só no ano passado, elas monitoraram 179 ocorrências.

    A maior parte delas, ao todo 33 (18%), foi registrada com a natureza de “atitude suspeita”. Ou seja: a possível vítima foi identificada antes mesmo que algo pudesse acontecer. Essa, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Raimundo Silva Filho, é justamente uma das principais funções da Central de Monitoramento.

“Quando uma movimentação estranha é observada, se for necessário, já acionamos a (unidade da) Polícia Militar mais próxima do local para impedir que o pior aconteça”, explica Silva.

     Em segundo lugar, estão os acidentes de trânsito, que motivaram 29 registros de ocorrências no ano passado. Os roubos e tentativas de roubo também ficaram na mira, respectivamente, em 20 e 13 ocasiões.



Ajuda

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, há casos em que as imagens são decisivas para que a Polícia Civil possa concluir casos.


     Foi o que aconteceu, recentemente, quando marginais roubaram e balearam o motorista de um carro em frente ao Ginásio Guaibê, na entrada da Cidade. Os bandidos fugiram, e o homem, um turista, morreu em seguida. Dias depois, os policiais chegaram aos autores da ocorrência.


“As imagens ajudaram na captura. Às vezes, uma pessoa que está passando no momento pode ser a chave para desvendar o caso. Por isso, as câmeras têm um grande papel”, diz.


      E as câmeras da entrada da Cidade flagraram 14 ocorrências em 2011. O número é o mesmo das proximidades do Túnel Juscelino Kubitschek, na Vila Júlia. Os locais só perdem, entretanto, para a campeã de registros na Cidade: a câmera instalada na confluência das avenidas Lídio Martins Corrêa e Tancredo Neves, na Vila Zilda. Foram 33 flagrantes no local.

Fonte: Jornal A Tribuna
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs