Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




sábado, 30 de julho de 2011

Inaugurado primeiro Centro de Operações de monitoramento do interior

 
Projeto é fruto de parceria entre Petrobras, Governo do Estado e Prefeitura de Macaé

A Petrobras, o Governo do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Macaé inauguraram, esta semana, o primeiro Centro de Operações (Cobat), do interior fluminense. O projeto, denominado como Sistema de Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190), que visa contribuir na promoção da segurança pública. Para isso, foram instaladas 28 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Todas as imagens captadas serão enviadas por propagação, via rádio para o Cobat, onde analistas de imagens (servidores públicos recém convocados pela prefeitura) farão a avaliação do conteúdo. O sinal de alerta será repassado para um supervisor de imagem que será um policial militar capacitado para o serviço.

O supervisor de imagem tomará a decisão de acionar ou não a viatura policial que se encontra mais próxima ao local da ocorrência. A Chamada 190 também vai ser integrada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde 82 atendentes civis preparados farão a seleção das chamadas e o direcionamento, se for o caso, para o Batalhão de Macaé.

No mesmo poste onde são colocadas as câmeras também são fixadas uma caixa de distribuição de energia lacrada e com desumidificante e disjuntores; nobreak com capacidade para 30 minutos, em caso de falta de energia; rádio; antena parabólica e para-raios.

O Centro de Operações de Macaé foi construído dentro do 32º BPM e ocupa todo o primeiro andar da corporação, num espaço total de 305 metros quadrados. Possui um auditório para eventos e treinamentos, sala de reuniões e sala onde está instalado o sistema de operacionalização, com quatro monitores que retransmitirão sete imagens capturadas por diferentes câmeras instaladas na cidade. Na parte externa, foi instalada uma torre de recepção.

A implantação do Sistema de Monitoramento faz parte do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o gerente de Contratos da Petrobras na Bacia de Campos, Reinaldo Costa Silva, disse que o evento é a concretização de um projeto iniciado há mais de três anos. “O Centro de Operações é um bom exemplo de como o trabalho em parceria pode render bons frutos para a população. Além dele, temos outras iniciativas viabilizadas pelo programa que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento regional”, completou.

Criado em julho de 2008, o Prodesmar tem como objetivo viabilizar projetos, contribuindo para a sustentabilidade por meio de ações estruturantes e a promoção da melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos.

Fonte de pesquisa: http://www.ururau.com.br/

Enquanto em Campos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs