De acordo com o último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui cerca de 463.731 mil habitantes. Se dividir o número de habitantes pelo número de veículos dá uma média de um veículo a cada quatro pessoas que residem no município, seja ele carro ou moto.
Para o especialista em trânsito João Campanelli, essa proporção é um número elevado. “Existem casas com dois, três veículos. Isso se dá a facilidade de obter um carro hoje em dia, o barateamento e condições de compra podendo dividir o valor do veículo em várias prestações”, disse.
O especialista disse que segundo o Estatuto das Cidades, os municípios com mais de 500 mil habitantes devem ter um Plano Diretor de Transporte. Com este projeto é realizado um planejamento viário urbano para desenvolver ações de melhorias no trânsito.
“Em Campos com o crescimento regional teremos um aumento também no fluxo de veículos que circularão pelas ruas da cidade, nós já temos quase 500 mil habitantes, então esse plano já deve começar a ser feito. Atualmente temos como pontos críticos o Centro da cidade, alguns pontos da 28 de Março, o trecho do contorno , incluindo a parte que vai da ponte de Ururaí até bairro Aeroprto, nesta área além do fluxo de veículos da cidade também tem o fluxo de veículos da BR101” ressaltou.
De acordo com Campanelli o primeiro passo para um trânsito mais ordenado é fazer esse planejamento viário, o segundo seria melhorar o fluxo de transporte, utilizar menos o transporte unitário e mais o coletivo. “Há necessidade de um transporte público qualidade, com horários regulares e conforto para os passageiros. Existe uma série de fatores que trazem alguns problemas, tem que observá-los e tentar amenizar principalmente congestionamento nos horários de pico”, explicou o especialista em trânsito.
Para Campanelli a cidade de Curitiba pode ser tida como exemplo quando o caso é organização de trânsito. Na capital do Paraná existe o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de trânsito rápido para automóveis, com faixas seletivas para ônibus, com isso o tempo de trajeto é menor. “A cidade do Rio de Janeiro também está adotando esse sistema para melhorar o trajeto do trânsito no município por causa das competições esportivas que vão acontecer em 2014 e 2016”, finalizou.
Fonte de pesquisa: http://www.ururau.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário