Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




segunda-feira, 11 de julho de 2011

Frota de veículos cresce em Campos e trânsito é analisado em pesquisas

Andar de carro pelas ruas da maior cidade do interior do Estado em horário de “rush” tem sido um teste de paciência para os motoristas. Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-RJ), Campos possui  94.260 carros e 27.825 motos cadastrados no órgão.

De acordo com o último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui cerca de 463.731 mil habitantes. Se dividir o número de habitantes pelo número de veículos dá uma média de um veículo a cada quatro pessoas que residem no município, seja ele carro ou moto.

Para o especialista em trânsito João Campanelli, essa proporção é um número elevado. “Existem casas com dois, três veículos. Isso se dá a facilidade de obter um carro hoje em dia, o barateamento e condições de compra podendo dividir o valor do veículo em várias prestações”, disse.

O especialista disse que segundo o Estatuto das Cidades, os municípios com mais de 500 mil habitantes devem ter um Plano Diretor de Transporte. Com este projeto é realizado um planejamento viário urbano para desenvolver ações de melhorias no trânsito.

“Em Campos com o crescimento regional teremos um aumento também no fluxo de veículos que circularão pelas ruas da cidade, nós já temos quase 500 mil habitantes, então esse plano já deve começar a ser feito. Atualmente  temos como pontos críticos o Centro da cidade, alguns pontos da 28 de Março, o trecho do contorno , incluindo a parte que vai da ponte de Ururaí até bairro Aeroprto, nesta área além do fluxo de veículos da cidade também tem o fluxo de veículos da BR101” ressaltou.

De acordo com Campanelli o primeiro passo para um trânsito mais ordenado é fazer esse planejamento viário, o segundo seria melhorar o fluxo de transporte, utilizar menos o transporte unitário e mais o coletivo. “Há necessidade de um transporte público qualidade, com horários regulares e conforto para os passageiros. Existe uma série de fatores que trazem alguns problemas, tem que observá-los e tentar amenizar principalmente congestionamento nos horários de pico”, explicou o especialista em trânsito.

Para Campanelli a cidade de Curitiba pode ser tida como exemplo quando o caso é organização de trânsito. Na capital do Paraná existe o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de trânsito rápido para automóveis, com faixas seletivas para ônibus, com isso o tempo de trajeto é menor. “A cidade do Rio de Janeiro também está adotando esse sistema para melhorar o trajeto do trânsito no município por causa das competições esportivas que vão acontecer em 2014 e 2016”, finalizou.

Fonte de pesquisa: http://www.ururau.com.br/

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