Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




sábado, 18 de junho de 2011

Monitoramento 24 horas


Os investimentos em tecnologia também estão se multiplicando por iniciativa de autoridades da segurança pública. O repórter Paulo Gonçalves mostra exemplos de cidades do interior de São Paulo.
Um enigma para os motoristas. “Eu acho que é uma câmera de segurança”, palpitou uma motorista. Espalhado em 24 pontos de Vinhedo, no interior de São Paulo, o equipamento é uma câmera fotográfica que tira até 150 fotos por minuto. As imagens vão para a central de monitoramento da Guarda Municipal, onde um programa de computador armazena as fotos e faz um mapeamento de horário, dia e trajeto do veículo na cidade.
"O diferencial do nosso sistema é que ele analisa todos os veículos que entram e saem da cidade, não somente os veículos que são cadastrados como produto de furto e roubo ou documentação vencida”, explicou o secretário de Segurança de Vinhedo, Antônio Falssarela.
A guarda municipal tem um cadastro de veículos já usados por criminosos e também utiliza os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública para identificar um carro suspeito. O alarme dispara toda vez que um carro deles entra na cidade. Imediatamente, a central aciona os agentes de rua e a Polícia Militar.
Além de carros suspeitos, o sistema permite identificar qualquer outro veículo que entre na cidade. O programa de computador não identifica o veículo apenas pela placa. O sistema fez a busca por uma palavra adesivada na traseira e nas laterais do veículo: reportagem. O carro da equipe do Jornal Nacional agora também está no banco de dados.
No primeiro mês de funcionamento, o sistema ajudou a solucionar dois crimes. Em Americana, a tecnologia também é aliadas da segurança. Um veículo com um mastro de dez metros de altura tem câmeras com alcance de um quilômetro e meio. Vai para todos os bairros da cidade para o monitoramento itinerante.
“É uma maneira inteligente de a gente diminuir o efetivo e otimizar os trabalhos da Guarda Municipal de Americana”, destacou o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Feola.
Tecnologia a serviço da segurança e da polêmica: “A gente fica sem privacidade nenhuma”, lembrou um morador. “São mais olhos olhando a bandidagem”, defendeu um morador.
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs