Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




terça-feira, 24 de maio de 2011

São João da Barra concede maior aumento da região aos servidores

A Prefeitura de São João da Barra enviou à Câmara Municipal, na última sexta-feira, uma mensagem, em regime de urgência, concedendo 7% de reajuste salarial aos servidores municipais. É o sétimo ano em que o governo vai conceder o maior reajuste da região Norte Fluminense. Em Campos, os 20.777 servidores públicos recebem nos próximos dias 27, 30 e 31 o pagamento do mês de maio com um reajuste de 6,51%.

O cálculo do aumento levou em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE, a inflação dos últimos 12 meses e o reajuste do salário mínimo nacional, concedido pelo governo federal. Um dos índices observados com maior cuidado foi o INPC, que é o cruzamento de dois parâmetros: a pesquisa de preços nas onze regiões de maior produção econômica do País — Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia — e a pesquisa de orçamento familiar, que engloba famílias com renda de um a oito salários mínimos. Enquanto o INPC acumulado nos últimos 12 meses foi de 6,30%, a inflação chegou a 5,91% e o reajuste do salário mínimo federal a 6,42%.

Segundo a secretaria de Administração, a medida, que vai abranger servidores efetivos, comissionados e temporários, é retroativa a 1º de maio.

 Assim como vem acontecendo desde 2005, quando a prefeita Carla Machado assumiu o governo, o reajuste de 7%, em 2011, supera o aumento estipulado pelos municípios de Campos (6,51%), Macaé (6,50%), Búzios (6,50%), Quissamã (6,36%) e Rio das Ostras (6,00%), todos produtores de petróleo e gás.

De acordo com a prefeita Carla Machado, o objetivo era dar um aumento ainda maior.

— Nossa intenção era conceder um aumento superior aos 7% que apresentamos.  Porém, precisamos realizar concurso público para diversas funções porque o município está crescendo e é imperativo que possamos melhorar os serviços prestados em alguns setores. Também convocaremos mais profissionais aprovados nos concursos das áreas de Saúde e de Educação e o chamamento destes servidores acarretará em mais despesa com a folha de pagamento — explicou a prefeita, lembrando que a Prefeitura tem se preocupado tanto com o controle de despesas do Executivo, quanto com o aumento das receitas próprias. “Temos buscado eficiência no setor público e na arrecadação municipal a fim de não causarmos prejuízos aos servidores municipais. Enquanto outros municípios precisaram demitir para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, temos buscado melhorar as receitas próprias e oferecer os melhores reajustes salariais da Região”, enfatizou a prefeita.

Pagamento em Campos começa na sexta

Os 20.777 servidores públicos de Campos recebem nos próximos dias 27, 30 e 31 o pagamento do mês de maio com um diferencial. A Prefeitura concedeu um reajuste de 6,51%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, o reajuste supera a estimativa para a inflação oficial neste ano, dado pelo Governo Federal que era de 5,66%. 

O secretário explicou que o índice escolhido foi o mesmo dos dois anos anteriores (2009 e 2010), mantendo desta forma coerência no reajuste.

— Além de coerência, o governo demonstra responsabilidade com os recursos públicos No ano passado, o reajuste correspondeu ao percentual de 5,3% — explicou Fábio Ribeiro.

O pagamento do mês de maio, já com reajuste, acontecerá nos dias 27, 30 e 31, seguindo o cronograma da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Categorias como os profissionais das áreas de Educação, Saúde e da Guarda Municipal reivindicavam, em uma pauta conjunta, um reajuste de 30%, alegando que sofreram perdas salariais nos últimos anos. 

Fonte de pesquisa: http://www.fmanha.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs