Leitura da Alma



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”


Bezerra de Menezes




sexta-feira, 4 de junho de 2010

GCM DE DIADEMA/ GUARULHOS

Assistindo a TV  pela manhã (04/06) na Rede Record  fiquei surpresa ao ver a belíssima apresentação que as Guardas Civis municipais de Diadema e de Guarulhos fizeram com  cães. Fui até o site da referidas prefeituras e pesquisei sobre o assunto e lá fiquei sabendo que o canil da GCM de Diadema iniciou suas atividades em maio de 2008 e conta com seis cães e cinco GCMs condutores. Três cães da Guarda Civil Municipal de Diadema foram selecionados para receber treinamento com um instrutor de operações especiais norte-americanos a partir de sábado 25, no Centro de Treinamento e Adestramento Aricanduva (CTA), em São Paulo.

O curso, intitulado Police K9, terá duração de três dias, com a participação de 13 cães e 40 alunos das polícias Militar e Federal e GCMs da Argentina, Chile e Brasil.
O treinamento visa aprimorar a qualidade dos serviços realizados pela GCM de Diadema que, desde junho de 2008, utiliza cães em suas atividades. Atualmente, o canil da Guarda conta com cinco cães utilizados para faro de drogas, resgate de vítimas e patrulhamento.
Segundo o supervisor do canil, Júlio César de Oliveira, o cão é a arma não letal da GCM, considerada extremamente eficaz para defesa. “Um cachorro é capaz de intimidar 30 pessoas, que não saberão como reagir quando ele está por perto já que, por instinto, o animal pode atacar a qualquer momento”, explica o supervisor.
Os cães selecionados, um pastor alemão, um pastor belga de Malinois e um labrador, receberão treinamento em faro de droga e explosivo, obediência tática de polícia e trabalho avançado de proteção para cães militares.
O método utilizado é o de estímulo e resposta, no qual o cão é premiado com carinho ou bola para brincar a cada vez que realiza o que é pedido pelo condutor. Segundo o responsável pelo CTA Aricanduva, Luis Gabriel dos Santos, “o treinamento torna útil e agradável o trabalho com cães militares, através de metodologia que traz o conhecimento de Primeiro Mundo e as mais avançadas técnicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÕES DE INTERESSE DA CATEGORIA

  • TJRJ Nº 0036995-53.2009.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0022387-16.2010.8.19.0014
  • TJRJ Nº 0012642-12.2010.8.19.0014

Minha lista de blogs